segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Alberto Romão Madruga da Costa

O antigo presidente do Governo dos Açores, Alberto Romão Madruga da Costa, faleceu esta Sexta-feira, na ilha de São Miguel, vítima de doença prolongada.

Funcionário bancário, político, social-democrata. Estudou no então Liceu Nacional da Horta, depois no de Ponta Delgada e nas Faculdades de Letras das Universidades de Lisboa e de Coimbra. Uma comissão de serviço militar em Angola interrompeu-lhe os estudos.

Desempenhou papel relevante, como leigo, na diocese de Angra e Ilhas dos Açores.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, tornou-se personalidade destacada no lançamento da democracia no Faial e na projecção desta ilha na vida política açoriana.

Alberto Romão Madruga da Costa será, sempre, uma referência para a Autonomia dos Açores e um exemplo para a social democracia açoriana de defesa intransigente da livre administração dos Açores pelos açorianos, mas também de afabilidade, respeito pelo próximo, abertura e tolerância no debate político.
Alberto Romão Madruga da Costa, de 74 anos, natural da cidade da Horta, foi Presidente do Governo Regional dos Açores entre 1995 e 1996.
Foi deputado eleito pela ilha do Faial no parlamento açoriano e Secretário Regional dos Transportes e Turismo no primeiro e segundo Governos Regionais, tendo ainda desempenhado por duas vezes o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, entre 1978 e 1979 e entre 1991 e 1995. Foi também dirigente local e regional do PSD/Açores onde ocupou diversos cargos como o de Vice Presidente da Comissão Política Regional, Presidente da Mesa do Congresso e Presidente da comissão política da ilha do Faial, entre outros.
Em Junho de 1995, Madruga da Costa foi agraciado por Sua Excelência o Senhor Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e, em maio de 2006, a Assembleia Regional atribuiu-lhe a Insígnia Autonómica de Valor.
Afastado da vida política activa na sequência das eleições legislativas de 1996, Madruga da Costa teve uma breve incursão na comunicação social, como director, durante cerca de um ano, do jornal Correio da Horta, propriedade da Diocese de Angra.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Horta desde 2009, Presidente do Conselho Consultivo e Membro da Direcção Geral da Escola Profissional da Horta desde 2009, Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Associação EPH - Escola Profissional da Horta desde 2009 .
Deixa-nos assim com grande sentimento de pesar.

Por decisão do Governo Regional, a Região Açores decreta três dias de luto.


A Santa Casa da Misericórdia da Horta homenageia desta forma o Grande Homem e Amigo, perpetuando a sua imagem e seus valores.

Sem comentários:

Enviar um comentário