terça-feira, 24 de maio de 2011

Curso de Animador Sociocultural da nossa Escola Profissional recebe turistas na cidade da Horta


A Horta amanheceu diferente no dia 20 de Maio de 2011, o Navio de Cruzeiro Kristina Katarina, atracou no porto, vinha engalanado com as suas bandeiras de festa sem saber o que lhe esperava na ilha do Faial, mas estava certo que o momento merecia ser festejado. Chegar ao Faial é algo especial!
Os turistas do Cruzeiro misturaram-se com os velejadores dos iates e com os restantes turistas, percorreram os pontos mais visitados da ilha, ou ficaram na cidade e deram-lhe a agitação característica destes dias. Os formandos do Curso de Animador Sociocultural, da Escola Profissional da Horta, juntaram-se aos visitantes e fizeram crescer a azáfama! Máquinas fotográficas e de filmar foram ligadas, até os telemóveis foram usados e os olhares focaram-se nos formandos.
Algo se passava na Rua Vasco da Gama e na Rua José Azevedo, residentes vieram à porta e turistas pararam para apreciar o conjunto de jovens. A curiosidade deveu-se a uma actividade desenvolvida pelos formandos, do Curso de Animador Sociocultural, que se vestiram com trajes de outras épocas para dar boas-vindas e saudar os turistas. Foram distribuídos panfletos, cedidos pela Direcção Regional do Turismo, oferecidas bolachas caseiras, confeccionadas carinhosamente no Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia da Horta, apresentaram-se trajes tradicionais, utensílios e produtos regionais, ao som de chamarritas vindo do Peter Cafe Sport.
Posto isto, com o apoio das entidades competentes e da empresa de apoio à navegação, os formandos subiram a bordo do Cruzeiro kristina Katarina. Foram recebidos com extraordinária simpatia pela relações públicas do Cruzeiro. Procedeu-se à exibição e explicação dos trajes, distribuíram bolachas caseiras, brochuras alusivas ao Faial, em particular, e aos Açores no geral. As máquinas dos passageiros não param de disparar, fizeram perguntas e quiseram saber mais sobre nós. No final do convívio com os passageiros, os formandos foram convidados a fazer uma visita guiada ao Navio.
Esta actividade de Animação Sociocultural foi desenvolvida para a Comunidade e com a colaboração dos seus membros. Os trajes e utensílios foram generosamente cedidos pelos CAO da Santa Casa da Misericórdia da Horta, com a excepção de três Capotes, um deles é uma herança de família, pertence à bisavó de uma formanda, os outros dois foram, gentilmente, emprestados pela Junta de Freguesia da Matriz.
Com a colaboração de todos fez-se a promoção do Faial, da nossa cultura, tradição e arte de bem receber. Os formandos divulgaram o “Destino Açores” distribuíram sorrisos, receberam outros e algumas promessas de voltar aos Açores. Foi uma experiência gratificante para os nossos formandos, que este ano terminam o Curso de Animador Sociocultural, ficou a lembrança de um dia especial e a esperança de outros dias semelhantes em que a tradição se una à iniciativa.


Dr.ª Maria José Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário