No dia 29 de Abril, no Castelo de São
Sebastião, entre as 17h00 e as 21h00 decorreu o Festival de Sopas. A iniciativa
partiu do Rotaract Clube da Horta, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia
da Horta.
O Festival consistiu numa manifestação gastronómica
de carácter social, com o intuito da promoção da (solidariedade) beneficência
social.
Os objectivos para a sua realização
foram os seguintes:
Angariação de fundos monetários em
beneficência do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da
Misericórdia da Horta;
·
Aquisição de material ocupacional para o
CAO;
·
Divulgação gastronómica;
·
Divulgação do trabalho do Rotaract Clube
da Horta;
·
Divulgação do CAO da Santa Casa da
Misericórdia da Horta;
·
Convívio entre a comunidade.
O Centro de Actividades Ocupacionais
(CAO) constitui-se como uma resposta social à promoção de condições e qualidade
de vida de pessoas portadoras de deficiência.
Esta resposta desenvolve-se através de
actividades socialmente úteis com o intuito de estimular ao máximo as potencialidades
dos destinatários através de materiais ocupacionais específicos. Nesse sentido,
pretende-se que os utentes desta instituição desenvolvam a sua criatividade e
sejam cada vez mais activos, não existindo qualquer exigência em termos de
produtividade. O produto final das actividades dos utentes sempre que possível,
funciona como estímulo, não só à sua valorização pessoal mas também como factor
de integração e visibilidade social através da sua comercialização em eventos
específicos.
Neste evento específico a confeção das
sopas, esteve também a cargo dos utentes do CAO. A mostra gastronómica foi
composta por seis sopas (caldo verde, sopa de peixe, canja de galinha, puré de
cenoura, sopa de tomate e sopa de feijão, acompanhamento ( pão de milho ou pão
de trigo) e bebidas (água, sumos e digestivos). No que concerne ao preçário,
cada sopa tinha o custo de um euro e o pacote de seis sopas custava cinco
euros. O preço das bebidas ficou a cargo do bar da Praia de Porto Pim.
Um muito obrigado a todos os que contribuiram para que este evento fosse possível e a todos os que participaram.
Sem comentários:
Enviar um comentário